Pesquisa Científica

08/11/2018 18:59

Alunas do curso de Agronomia da UFSC do campus de Curitibanos, Geisy Bahls Fogaça e Luiza Mantiça Kreimeier receberam o convite do coordenador do curso de Controle e Automação da Universidade do Contestado para ministrar a oficina sobre pesquisa científica. As alunas participam do Laboratório de Geomática da universidade, onde desenvolvem atividades de pesquisa e extensão na área de Sensoriamento Remoto (SR) do solo e vegetação. O intuito foi abordar a construção de artigos científicos, bem como teses e dissertações, onde em primeiro momento, abordou-se a primeira etapa de uma pesquisa, a qual tem por objetivo definir o tema da pesquisa de interesse e formular hipóteses sobre o mesmo, consequentemente procurar a mais variada fonte de materiais existentes tais como metodologias e resultados diferentes. Ao mesmo tempo, para realizar as buscas foram exemplificadas algumas das plataformas de pesquisas mais utilizadas tanto nacionais como internacionais, revistas e portais de periódicos. Também, a utilização do “Mendeley” um programa de desktop e web produzido pela Elsevier para gerenciar e compartilhar documentos de pesquisa, descobrindo dados de pesquisa e facilitando o arranjo na hora de escrever e organizar as ideias. Em segundo momento, fez-se a explicação expositiva do Método Científico, o qual é sugerido em uma sequência desde o problema, hipótese, experimento, resultados e por último a divulgação científica. Para discussão e melhor entendimento do método científico, realizou-se uma atividade prática onde os participantes dividiram-se em grupos e realizaram a montagem de alguns artigos, os quais estavam divididos em partes dentro de uma caixa. Para a montagem dos artigos os participantes tiveram de ler as diversas partes dos vários artigos para buscar concordância com o tema de pesquisa de cada um, para então montar na sequência do método científico. A atividade proporcionou a troca de informações entre grupos de diferentes cursos e universidades quanto ao tema “pesquisa científica”, contribuindo para a formação profissional dos estudantes.

Comments